Papo de Gente: conheça as estratégias em gestão de pessoas do Sebrae SC para enfrentamento da crise

Na foto, o Gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae/SC, Marcondes da Silva Cândido

Ideias inovadoras já experimentadas por líderes e exemplos de boas práticas em gestão podem ser úteis para sua organização. Não existe receita única, mas o compartilhamento ajuda a antecipar problemas e fortalece negócios por meio da troca de aprendizados.

Nesta primeira edição do Papo de Gente, uma iniciativa da Light Source para valorizar práticas vinculadas à mudança de mindset, transformação, novos modelos de gestão e práticas de RH, convidamos o Gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae/SC, Marcondes da Silva Cândido, para falar sobre como o Sebrae se organizou internamente para enfrentar as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Primeiros passos

Imediatamente nós instituímos o serviço de home office para os colegas em grupo de risco. Em seguida, após os decretos de distanciamento social, suspendemos as atividades presenciais e todos os colaboradores passaram num primeiro momento a atuar a partir de casa. Também contratamos serviço de mindfulness e ginástica laboral. Instituímos a utilização da banco de horas e antecipamos férias.

Atividades essenciais X importantes

Nós separamos as atividades em essenciais e importantes. Como essenciais, consideramos o atendimento a empresários e empreendedores. Reestruturamos esse atendimento de forma rápida para que fosse possível fazê-lo de remotamente e com um grupo de especialistas. Ainda como essencial consideramos todas as atividades estruturais de suporte técnico e de infraestrutura, além dos Recursos Humanos para dar apoio e manter a proximidade com os empregados, cuidando dos aspectos físicos e psicológicos.

Comitês para gerir a crise

Constituímos vários comitês, como o comitê de gestão de crise, comitê de comunicação interna e também para comunicação externa.

Cultura Organizacional

Estamos caminhando muito bem nesses momentos de dificuldade com o trabalho home office e com atendimento digital. Frutos desses resultados estão os nossos valores, que fazem parte da nossa cultura, especialmente os valores inovação, cooperação e confiança. E o nosso código da cultura: Mais que Eu, Nós!!, é peça chave de nosso processo de motivação e comunicação com os colaboradores.

A Light Source é parceira do Sebrae SC e desde 2019 vem desenvolvendo projeto de transformação cultural na instituição.