Conheça 5 empresas comprometidas com o meio ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, compartilhamos 5 exemplos de organizações de Santa Catarina, do Brasil e do mundo que contribuem para o desenvolvimento sustentável e inspiram a construir um mundo melhor.

Santa Catarina

1. WEG e a Agenda Global de Desenvolvimento Sustentável

A WEG, fundada em Jaraguá do Sul, é voluntariamente signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da ONU que propõe uma ação mundial coordenada entre a sociedade como um todo – setor privado, governos, sociedade civil –  para alcançar 17 objetivos e 169 metas até 2030. A adesão aos ODS tem ajudado no alinhamento da estratégia de sustentabilidade da empresa. Entre os objetivos da Agenda Global estão Energia Limpa e Eficiente e Consumo e Produção Responsáveis.

Brasil

2. Banco do Brasil e o investimento na Economia Verde

O banco recebeu em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial, o título de empresa brasileira mais sustentável entre as grandes companhias globais e ficou em 9º lugar no ranking de sustentabilidade Global 100. Uma das razões para o resultado foi a alocação de R$ 193 bilhões em setores da chamada economia verde, cujas caraterísticas são a baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social.

3. Natura e o selo B Corp

Desde 2007 a Natura é uma empresa 100% carbono neutro. Além disso, em 2018 a companhia de cosméticos foi a primeira do Brasil a conquistar o selo The Leaping Bunny, da Cruelty Free International, que atesta o compromisso com a não realização de testes de produtos e ingredientes em animais. A Natura foi também a primeira empresa de capital aberto a obter o selo B Corp, que reconhece companhias comprometidas em integrar resultado financeiro à geração de resultado socioambiental.

Mundo

4. Chr. Hansen Holding e as soluções naturais

Fundada em 1874, a dinamarquesa Chr. Hansen Holding é uma empresa global de biociência que desenvolve soluções naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. A empresa valoriza a sustentabilidade e 80% da sua receita vem do desenvolvimento de soluções naturais para preservar alimentos e proteger plantações por meio de bactérias naturais. Ocupa o 1º lugar no Ranking das empresas mais sustentáveis do mundo da Forbes (2019).

5. Dassault Systèmes e a tecnologia para as cidades

A empresa francesa de desenvolvimento de softwares desenvolveu a 3D experience, plataforma que promove a inovação por meio da mobilidade, transição de energia e planejamento das cidades. O software permite simular e avaliar os impactos de determinadas ações antes de criar um produto ou implantar uma fábrica em determinada região. Dessa forma facilita o desenvolvimento de projetos sustentáveis ao redor do mundo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 8 =