Parceira da Light Source, Multilog é uma das vencedoras de prêmio da ABRH-SC

Leitura 3 minutos

A Multilog, referência em infraestrutura e serviços logísticos no Brasil, é uma das vencedoras do Prêmio Ser Humano 2018, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC). A empresa  é parceira da Light Source e recebe o reconhecimento pelo case “Preparando o futuro com planejamento sucessório”, na categoria Desenvolvimento. A cerimônia de premiação será no dia 22 de novembro.

O Premio Ser Humano reconhece os melhores projetos que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de Gestão de Pessoas.

A Light Source levou sua metodologia para o desenvolvimento sucessório da Multilog. O processo iniciou no entendimento sobre os planos de curto e longo prazo e com a identificação de conhecimentos e valores chave neste processo. Integrando o modelo Multilog de Gestão das Competências, foram realizados Assessments com os todos os executivos que compõem a gestão estratégica e tática da empresa, para compreender os níveis de Envolvimento, Aspiração e de Capacidades de cada um e tendo em vista suas responsabilidades atuais e potencial sucessório.

Na sequência, foram apresentados e discutidos com o Comitê de Sucessão da Empresa os resultados gráficos de carreira e sucessão, buscando contribuir nas discussões para os planos atuais e futuros da empresa. A Light Source também integra esse comitê e está periodicamente subsidiando tomadas de decisão e mantendo o plano atualizado.

A Gerente de Gente & Gestão da Multilog, Terezinha Santos, explica a seguir a importância da premiação e da implementação do planejamento sucessório na empresa. Leia a seguir:

Por que esse reconhecimento com o Prêmio Ser Humano, da ABRH-SC, é importante?

Com o mercado cada vez mais disputado e em constante transformação, é essencial investir em processos que possam garantir o bom desempenho e a continuidade de um negócio em longo prazo.

Na Multilog, valorizamos as pessoas preparando-as para novos desafios. Estamos crescendo e dando oportunidade para os colaboradores se desenvolverem dentro de um plano estruturado. Os colaboradores querem se desenvolver no âmbito pessoal e profissional, assim como crescer na carreira. Eles querem ser constantemente avaliados de forma clara, justa e transparente, e querem receber feedbacks. Da mesma forma, a Multilog precisa estruturar o seu crescimento e desenvolvimento a curto, médio e longo prazo. Então o plano de sucessão alinha essas duas necessidades.

Com o Plano de Sucessão, evitamos ir para mercado buscar profissionais que têm conhecimento técnico, mas não têm a cultura da empresa. Quando se preparam e desenvolvem profissionais internamente, quem assume as cadeiras de liderança já têm enraizada a cultura da empresa e dá continuidade a ela. E, para os gestores, é importante que saibam como desenvolver os seus sucessores. Se a gente não os prepara, também não temos condições de assumir novos desafios.

Isso nos traz muitas vantagens. Em primeiro lugar, conseguimos planejar melhor o crescimento da Multilog e suprir as necessidades de desenvolvimento individuais dos seus colaboradores.

Como é o Plano de Sucessão da Multilog?

Há cerca de dois anos a Multilog começou um Plano de Sucessão para todos os níveis. O primeiro passo foi dado com a avaliação com diretores e gerentes, depois para os cargos de coordenação e o desafio agora é chegarmos aos supervisores.

A empresa já possui, na posição de Diretoria, gestores que foram promovidos. Isso é muito positivo para quem está dentro, afinal é bom saber que se pode chegar à posição máxima da organização.

Venho de uma longa carreira na área e acredito muito no potencial das pessoas. E esse é um dos valores da Multilog.  Ver os profissionais ocupando novas vagas dentro da empresa e gestores sendo promovidos é fruto desse trabalho de valorização do capital humano.

Qual a importância da parceria e consultoria com a Light Source?

A metodologia da Light Source e o olhar de fora são muito importantes, além de conferir ainda mais seriedade ao processo. A Light Source já vem trabalhando com a Multilog a Governança Corporativa e Gestão Estratégica. Isso facilita e dá corpo ao trabalho, tendo em vista a visão sistêmica da Léia Wessling, que nos ajuda com a conexão entre os anseios dos acionistas e a estratégia da Multilog. Nessa metodologia, avaliamos os nossos potenciais, futuros gestores e novas posições. Agregando valor de forma sistêmica ao modelo de gestão da empresa.